45 anos depois, o filme que traumatizou sua protagonista volta aos cinemas: Uma experiência visual que você precisa ver na tela grande

Em uma época da retomada de grandes clássicos em sequências,revivalsereboots, outro movimento tem ganhado força no Brasil e no mundo: o relançamento de obras indispensáveis para qualquer cinéfilo nas telonas. Depois deToy Story,InterstellareDe Volta Para o Futuro, um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, feito pelas mãos de um icônico cineasta, poderá ser visto em tela grande pelos fãs.

Após 44 anos do lançamento original,O Iluminadoterá algumas exibições em salas de cinema de todo o país. Considerado uma das obras mais influentes do gênero, a adaptação do livro homônimo deStephen Kingacompanha a perturbadora estadia da família Torrance em um isolado hotel no Colorado. À medida que o inverno avança, o isolamento e forças inexplicáveis transformam o ambiente em um pesadelo que desafia a linha entre realidade e sobrenatural.

Sob direção deStanley Kubrick, o elenco é formado porJack Nicholson,Shelley DuvalleDanny Lloyd, o filme adapta o romance do mestre do horror e permanece como um marco do cinema de terror.

Embora seja aclamado por toda a indústria cinematográfica, o autor da história não ficou nada contente com o filme. “Não parecia que havia nenhum investimento emocional na família da parte dele. Eu senti que o tratamento de Shelley Duvall como Wendy é basicamente uma máquina de gritar. Não há nenhum senso de envolvimento dela na dinâmica familiar”, disse ele ao The Paris Review.

Ele ainda acrescentou sobre a encarnação do protagonista. “Kubrick parecia não ter ideia de que Jack Nicholson estava interpretando o mesmo psicopata motoqueiro que ele já havia interpretado em todos aqueles filmes de motoqueiros que fez.”

“Meu roteiro para O Iluminado se tornou a base para a minissérie de TV mais tarde. Mas, duvido que Kubrick tenha lido isso antes de fazer seu filme. Ele sabia o que queria fazer com a história e contratou a romancista Diane Johnson para redigir o roteiro com base no que ele queria enfatizar. Então ele mesmo refez. Fiquei realmente decepcionado.

A Warner Bros. Pictures exibe o clássico terror psicológico tanto em salas IMAX quanto regulares até o dia 17 de dezembro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *