Se você já teve a oportunidade de assistir à épica trilogia de Peter Jackson, baseada na obra-prima de J.R.R. Tolkien, é possível que tenha passado por alto um detalhe fascinante. No entanto, se você é um verdadeiro especialista em Terra Média, capaz de navegar pelos cantos mais remotos de Bri até Lorien com os olhos fechados, então isso provavelmente não lhe escapou.
A saga de O Senhor dos Anéis, como é bem conhecido, é composta por três volumes principais: A Sociedade do Anel, que descreve a jornada inicial de Frodo saindo do Condado e iniciando sua perigosa viagem em direção a Mordor; As Duas Torres, marcada pelo encontro de Frodo e Sam com o misterioso Gollum e pela intensa Batalha do Abismo de Helm; e O Retorno do Rei, que narra o clímax da Guerra contra Sauron e o retorno de Aragorn ao trono de Gondor. Esses três volumes são a espinha dorsal da história, e seus títulos têm um papel interessante na narrativa dos filmes.
Os títulos desses volumes, exibidos na tela no início de cada filme, também são mencionados uma vez cada na saga, proferidos por três personagens distintos em momentos específicos da trama. É um detalhe que pode ter passado despercebido pela maioria dos espectadores, mas que agrega uma camada a mais de profundidade à história.
O primeiro título, “A Sociedade do Anel”, é pronunciado por Elrond em Valfenda, após o Conselho e a formação da sociedade. Esse momento, que ocorre exatamente a 1 hora e 33 minutos do filme, é uma cena emblemática e marcante, e as palavras de Elrond – “Que assim seja! Vocês formarão a Sociedade do Anel” – ecoam com significado.
No início do segundo volume, por volta dos 15 minutos, é o traiçoeiro Saruman quem declama o título do filme, enaltecendo sua aliança com Sauron. Suas palavras – “O mundo está mudando… A agora, quem tem a força para se opor aos exércitos de Isengard e Mordor? Para se opor ao poder de Sauron, de Saruman, e à união das Duas Torres?” – revelam sua ambição e cumplicidade com o Senhor das Trevas.
Finalmente, é Gandalf quem tem a honra de pronunciar o título do terceiro e último volume de O Senhor dos Anéis. Aos 37 minutos do filme, quando o Mago Branco chega a Minas Tirith na companhia de Pippin, ele se depara com a acolhida fria de Denethor e anuncia a chegada de Aragorn com as palavras: “Você não tem poder para recusar O Retorno do Rei, Intendente!” É um momento crucial da história, e as palavras de Gandalf enfatizam a importância do retorno de Aragorn ao trono.
A pergunta agora é: você já havia notado essas menções aos títulos dos volumes em seus respectivos filmes? É um detalhe que pode ter passado despercebido, mas que agrega uma camada a mais de profundidade à história de O Senhor dos Anéis.











Leave a Reply