Tom Cruise sempre foi conhecido por ser extremamente seletivo quando se trata de produtos derivados de seus filmes. Ele nunca permitiu que seu rosto fosse usado em bonecos de ação, videogames ou qualquer outro tipo de merchandise. A única exceção foi uma breve aparição como Ethan Hunt no jogo Lego Dimensions. Portanto, quando o desenhista Rob Liefeld foi contratado para criar uma história em quadrinhos que serviria de prelúdio para o filme Missão Impossível, de 1996, ele teve que criar um personagem que não se parecesse com o ator.
A Marvel Comics, sob a gestão da Paramount, produziu uma história em quadrinhos de 48 páginas que explorava a demissão de Luther da CIA e os motivos de Jim Phelps para trair o FMI. Milhares de cópias foram impressas antes de obter a aprovação de Cruise, com base no pressuposto de que não haveria problemas, já que o personagem principal não se parecia com o ator. Afinal, era o único requisito de Cruise. Mas, como sabemos, a realidade nem sempre segue os planos.
Depois de receber uma das histórias em quadrinhos, Cruise solicitou alterações em dois desenhos da terceira página, argumentando que o personagem de Ethan Hunt parecia “demais feminino”. A primeira ilustração foi substituída por uma cena em que o personagem apenas fala fora de cena, sem aparecer visualmente. Na segunda ilustração, o sorriso torto do personagem foi removido. Essas mudanças forçaram a destruição de toda a tiragem e uma reimpressão, embora alguns exemplares tenham sido vendidos no Reino Unido e agora possam ser adquiridos por uma quantia considerável.
Após o incidente, Cruise enviou uma carta para Liefeld, elogiando o desenhista por seu talento e paciência. O episódio se tornou um exemplo do preciosismo do ator, que sempre se preocupou com sua imagem, mesmo nos pequenos detalhes. Em uma carta, Cruise escreveu: “Quero dizer que eu e Paula [sua ex-agente] achamos que você fez um trabalho incrível na capa da história em quadrinhos Missão: Impossível. Está fantástica!”. Essa carta mostra que, apesar de ser conhecido por ser exigente, Cruise também sabe valorizar o trabalho dos outros.










Leave a Reply