Com 37 anos, a atriz Shirley Henderson fez o teste para o papel de Murta Que Geme em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, uma personagem que deveria ser interpretada como uma adolescente. Em uma entrevista ao The Independent, ela revelou que o diretor de elenco lhe deu uma orientação clara antes de entrar na disputa pelo papel: “Ele disse: ‘Vá em frente e não mencione sua idade'”, recordou Henderson.
Na época, Henderson não tinha ideia da magnitude da franquia de Harry Potter. “Quando me chamaram para o teste, eu não sabia quem era Harry Potter”, admitiu. “Minha irmã, que estava hospedada comigo, havia lido os livros, mas eu não estava convencida de que poderia interpretar uma garota de 14 anos, considerando que eu estava na casa dos 30.” Para se preparar para a audição, ela decidiu se disfarçar como uma aluna de Hogwarts, vestindo uma camisa branca, saia preta e prendendo o cabelo em um rabo de cavalo.
Após o teste, Henderson imaginou que a oportunidade havia passado. “Meses se passaram e achei que era isso”, disse. No entanto, a produção pediu para revê-la e, subsequentemente, ofereceu o papel. Henderson acredita que a natureza da personagem, que é um fantasma, ajudou a equipe a enxergar a possibilidade de ela interpretar o papel, apesar da diferença de idade. “Myrtle é uma pessoa velha em um corpo jovem, e como um fantasma, há uma espécie de névoa ao redor dela. Você não olha muito de perto para o meu rosto, então conseguimos fazer funcionar”, explicou.
Como resultado de sua interpretação de uma personagem tão mais jovem, Henderson raramente era reconhecida após o lançamento do filme, ao contrário de seus colegas adolescentes, como Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, que se tornaram estrelas globais. Desde então, o universo de Harry Potter criado por J.K. Rowling se expandiu significativamente, com sete livros, oito filmes e uma peça teatral. Agora, a história ganhará uma nova adaptação para TV, anunciada pela Warner Bros. Discovery em 2023.
A nova série será uma “adaptação fiel” dos livros, com cada temporada baseada em um volume, do primeiro ao último. De acordo com o estúdio, a produção pretende apresentar as aventuras do bruxo a novas gerações, enquanto os filmes clássicos permanecem como parte essencial da franquia. Com essa nova adaptação, o universo de Harry Potter continuará a encantar e inspirar fãs de todas as idades.












Leave a Reply