“Para mim, esta sempre foi a batalha final”: Sam Worthington pondera que Avatar: Fogo e Cinzas pode encerrar a saga de ficção científica antes do planejado

Tendo trabalhado na história por décadas,James Cameronsempre encarouAvatarcomo uma saga geracional. Seguindo, o acordo do diretor com a Disney, a franquia está planejada para durar menos até 2031, mas esses planos podem ser significativamente reduzidos com o engavetamento deAvatar 4eAvatar 5.

Para o público, tal possibilidade pode soar surpreendente, uma vez que a franquia enche as salas de cinema commilhões de espectadores desde 2009. Porém, do outro lado da tela, a ideia de encerrar a história de Pandora emAvatar: Fogo e Cinzasnão é tão chocante assim. Do ponto de vista deSam Worthington, que faz o protagonista Jake Sully, fechar como uma trilogia lhe cai bem:

“Acho que sabemos o que está por vir. Para mim, esta sempre foi a batalha final, o confronto final. Sei que Jim [Cameron] tem ideias para onde a saga continua, mas também sei que ele meio que concluiu com esses dois filmes.Eles eram um só quando ele escreveu o roteiro, e acho que a intenção dele era terminar isso e ver como as coisas se desenrolam”, pondera Worthington em entrevista ao The Hollywood Reporter.

A declaração de Sam Worthington sucedeu outra fala do diretor James Cameronna qual chamou atençãopara um possível cancelamento estar atrelado ao aumento significativo dos custos de produção. E, para tirar os próximos dois filmes do papel, Fogo e Cinzas precisa ir bem o suficiente nas bilheterias não só para as contas fecharem na Disney, mas também para assegurar que o público continua interessado na história dos Na’vi o suficiente para investir nela nos próximos anos.

O xis da questão também reside na disposição do próprio James em dedicar-se ao projeto. Ele pontuou recentemente que se sente “pronto para fazer outras coisas além de Avatar” e que enfrenta um sério dilema sobre seus sentimentos acerca da suspensão das futuras sequências:

“Sinto que estou numa encruzilhada. Quero que seja um sucesso estrondoso — o que quase me obrigaria a continuar e fazer mais dois filmes de Avatar ? Ou quero que fracasse o suficiente para que eu possa justificar fazer outra coisa?”, reflete Cameron em entrevista ao The Hollywood Reporter.

Segundo ele, essa icógnita só será resolvida, no mínimo, “em meados de janeiro”, quando o retorno da arrecadação de Avatar 3 tiver números mais concretos e determinantes.

Avatar: Fogo e Cinzasentra em cartaz amanhã, 18 de dezembro, nos cinemas brasileiros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *