Antes de toda apolêmica envolvendo a autorados livros deHarry Potter,J.K. Rowling, o universo do menino bruxo fez uma legião de fãs por todo o mundo se apaixonarem pela literatura e pelos personagens que, em sua maioria, não fazem jus às atuais declarações da escritora britânica. Um dos favoritos do público, Sirius Black, teve seu debute emPrisioneiro de Azkabancom uma entrada impactante na saga.
A forma como o padrinho de Harry Potter fugiu da prisão de segurança máxima do universo bruxo é um feito notável. Guardada por Dementadores, a fuga é quase impossível. É uma fortaleza em uma ilha remota no Mar do Norte (um braço do Oceano Atlântico a oeste do Reino Unido), caracterizada como um lugar frio, escuro e nefasto.
Apesar das dificuldades, por suas habilidades, essa fuga poderia ter acontecido antes – e o motivo pela demora é um pouco mais sombria do que parece. Considerado um traidor e condenado pelo suposto assassinato de Pedro Pettigrew com a soma de 12 óbitos de trouxas, Sirius foi acusado de um crime cometido, na verdade, pelo animago que se transformava em rato.
A depressão e a culpa acabaram tomando a mente do personagem ao passar dos 12 anos que passou em Azkaban, algo que apenas mudou quando identificou, em uma edição do Profeta Diário, Pedro como o pet da família Weasley.
Ele tinha várias coisas a seu favor: sua nova forma mental, muito mais abstrata, permitia-lhe escapar da influência dos Dementadores , e sua força física permitia-lhe nadar até a terra firme. Isso é de fato possível, visto que diversos elementos, como a proteção mágica da área ou a capacidade de Aparatar, indicam que a ilha não estava muito longe do continente.
Sirius tinha a capacidade de escapar muito antes, mas não o fez porque havia perdido a vontade de lutar. A depressão o consumiu a ponto de perder qualquer fagulha de vida em si, algo transformado pelo ódio da vingança que o fez agir novamente. O padrinho de Harry escolheu viver com o estigma devido à culpa por não ter conseguido salvar seus amigos. É ainda mais triste quando descobrimos seu destino. Sirius passou seus últimos dias escondido, ainda carregando o estigma, mas feliz por ter se reunido com seus amigos e com Harry Potter.
Ele encontrou seu fim pelas mãos de sua própria prima, Bellatrix Lestrange, que o assassinou durante a saga daOrdem da Fênix. Esse fato é ainda mais chocante quando se conhece a história de sua família e como ele escolheu se distanciar de uma das famílias bruxas mais poderosas para defender valores dignos em um mundo de trevas – um elemento que foi incutido no personagem, mas parece ter sido esquecido pela própria autora.











Leave a Reply