Avatar: Fogo e Cinzas e Avatar: O Caminho da Água “são o mesmo filme”? Sam Worthington discute sequências da saga de ficção científica

A escala gigantesca de produção deAvataré um dos feitos mais impressionantes da insústria cinematográfica atual.James Cameronse propõe a expandir os limites da criatividade e douso de ferramentas de filmagem para criar um universoextremamente rico em detalhes. EmAvatar: Fogo e Cinzas, a saga de ficção científica chega ao seu momento mais profundo e elaborado até agora.

Como se trata de um processo muito exigenteem tempo e investimentos,Avatar: O Caminho da Águae Avatar: Fogo e Cinzas foram gravados simultaneamente. Ainda com um hiato forçado graças à pandemia do Coronavírus, as filmagens precisaram de três anos completos para serem concluídas. Cada um deles exigiu um orçamento estimado em mais de 400 milhões de dólares.

Fora os aspectos logísticos, as sequências demandaram umcomprometimento artístico imensoda equipe criativa e do elenco. Então, para assegurar que todos tivessem um entendimento mais integral da história,Sam Worthington, que interpreta o humano/Na’vi Jake Sully, contou que Cameron decidiu tratar as sequências como se fossem um único produto final:

“[Avatar 2 e 3] são o mesmo filme. Quando li o roteiro era como um filme só. E como o Jim [Cameron], que acredito ser um mestre da estrutura, não queria simplesmente cortar e desmontar tudo. Ele disse: ‘Vou separá-los para que pertençam ao mesmo universo’. Esses dois filmes são basicamente a continuação dividida em parte um e parte dois, como se costuma dizer”, explicou Worthington ao Collider.

Sam ainda detalhou na entrevista que, como os dois longas-metragens foram desenvolvidos como um só, não havia uma grande distinção nos bastidores. Logo, “um dia você poderia estar fazendo The Way of Water, e no outro, Fire and Ash”.

Mesmo sendo tratados como um único “megafilme” durante a produção, seria comercialmente inviável lançar a continuação de Avatar como um evento único. Isso porque, juntos, eles teriam uma duração de 6 horas e 27 minutos. Dessa forma, divir a história em dois volumes evitou que muitos cortes em arcos dramáticos importantes e contexto fossem cortados.

Avatar: Fogo e Cinzasentra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 18 de dezembro. Enquanto isso, Avatar: O Caminho da Água está disponível para streaming no Disney+.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *