Jornada nas Estrelas: A Nova Geraçãonão só nos apresentou à icônica tripulação deStar Trekliderada pelo Capitão Picard (Patrick Stewart), mas tambéma uma série de personagens secundários. Alguns, como o Chefe Miles O’Brien (Colm Meaney), tornaram-se figuras lendárias do universo de Star Trek.
Outros tiveram menos sorte: não só o vulcano Dr. Selar (Suzie Plakson) teve apenas uma aparição em Star Trek, como a alferes Sonya Gomez, interpretada porLycia Naff, também desapareceu das telas após duas breves aparições. No caso dela, porém,a saída repentina é particularmente trágica, pois havia grandes planos para a alferes Gomez.
Sonya Gomez fez sua primeira aparição na 2ª temporada de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração. No episódio “O Salto Temporal de Q”, ela é lembrada principalmente pela gafe de derramar uma xícara de chocolate quente sobre si mesma e sobre o Capitão Picard: esse incidente excêntrico mais tarde se provaria sua ruína.
Originalmente, Gomez foi concebida como o par romântico do engenheiro Geordi LaForge (LeVar Burton). Ela até compartilha uma conversa encantadora com ele neste episódio, mas quando retornou alguns episódios depois, em “The Heart of a Captain”, teve um papel consideravelmente menor.Essa seria sua última aparição: o romance não se desenvolveu e o enredo foi descartado. A história lembra bastante a da Alferes Robin Lefler (Ashley Judd), outro interesse amoroso esquecido de Star Trek.
Em entrevista ao site oficial de Star Trek em 2018, Lycia Naff falou pela primeira vez sobre os motivos de sua demissão:”Quando surgiu a possibilidade de estender meu contrato para um papel recorrente na próxima temporada, me disseram que os produtores achavam que Gomez era engraçada demais para ser o interesse amoroso que levaria Geordi a se submeter a uma operação potencialmente letal para me ver.”Este foi um revés difícil para Gomez:
Aparentemente, os roteiristas haviam considerado resolver a deficiência visual de LaForge por meio de uma cirurgia que ele faria por causa de sua amada: no fim, o personagem manteve sua deficiência até o final e permaneceu solteiro. Sonya Gomez nunca mais foi vista na Enterprise… até 2019!
Foram necessários 32 anos para que a história de Gomez continuasse — mas não como esperado. Lycia Naff retornou ao papel como dubladora em 2019, quando sua personagem apareceu no episódio piloto da série animadaStar Trek: Lower Decks. Desde então, a alferes se tornou capitã, comandando a USS Archimedes. O incidente do chocolate quente? Há muito esquecido.
Gomez também foi destaque em uma série de livros não oficial. EmStar Trek: Starfleet Corps of Engineers, ela serviu como engenheira-chefe da USS Sentinel por sete anos e recebeu um nome do meio (Guadalupe) e uma família. Sua história é mais uma prova de comoo universo de Star Trek trata e revisitacom carinho cada personagem secundário — o fim de uma série está longe de ser o fim.















Leave a Reply