Sempre esquecemos que existe, mas este é o filme que amassou Avatar no Oscar: Uma obra-prima de guerra disponível no streaming

Dirigido porJames Cameron,Avatar(2009) quebrou todos os recordes e foi aclamado como uma maravilha técnica, mas saiu praticamente de mãos vazias das premiações mais prestigiosas do cinema, o Oscar. O motivo foi um thriller de guerra que não merece ser esquecido e que você pode assistir em plataformas de streaming.

A derrota do blockbuster de ação e ficção científica de James Cameron foi amplamente discutida na época, principalmente porque seu principal rival,Guerra ao Terror, foi dirigido porKathryn Bigelow, que havia sido casada com o cineasta décadas antes.

Foi um duelo que atraiu a atenção e terminou com a vitória de Bigelow, tornando-a a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção (ela ganhou um total de seis prêmios).

No entanto, qualidade nem sempre garante popularidade, quase sempre, na verdade, a menos que seu nome sejaChristopher Nolan, e Guerra ao Terror arrecadou menos de 50 milhões de dólares em todo o mundo em seu lançamento. Não precisava de mais para ser lucrativo, já que o filme foi produzido com apenas 15 milhões de dólares, mas certamente não era um filme que centenas de milhares de espectadores tivessem visto. Portanto, seu triunfo sobre Avatar,Distrito 9,Bastardos InglórioseUp – Altas Aventuras, entre outros indicados, provavelmente pegou muita gente de surpresa, especialmente sabendo que James Cameron havia saído vitorioso do Globo de Ouro, termômetro do Oscar.

Mas vamos deixar esse debate de lado: Guerra ao Terror é realmente tão bom assim? Vale a pena assistir no Prime Video hoje? Com ​​seis Oscars no currículo, você deveria reservar um tempinho na sua agenda. Como ela demonstrou novamente emCasa de Dinamitenocatálogo da Netflix,Bigelow conseguiu criar um thriller tenso e cheio de suspense com este filme ambientado durante a Guerra do Iraque, capaz de manter o espectador na ponta da cadeira por um pouco mais de duas horas(131 minutos, para ser exato).

Guerra ao Terror conta a história do Sargento William James (Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro do Universo Cinematográfico Marvel), um oficial não comissionado audacioso e extremamente habilidoso da equipe de Desativação de Artefatos Explosivos, permitindo-nos vivenciar sequências de desativação de bombas altamente realistas e repletas de adrenalina, onde o suspense, e não a ação, era o foco principal. Isso é importante destacar porque o gênero de guerra normalmente prioriza a ação ou, no máximo, o drama.

Em Guerra ao Terror, como é óbvio, não se tratava apenas de duas horas assistindo Renner desarmando bombas nas ruas de Bagdá. Com essas cenas, o que a diretora queria nos mostrar era o vício do Sargento James em adrenalina e perigo, transformando o filme em um estudo de personagem sobre como a guerra afeta a mente e sua potencial falta de habilidades de liderança. Ela fez tudo isso muito bem e com recursos muito limitados, então é compreensível que a Academia tenha optado por reconhecê-la em vez de Avatar.

Claro, 15 anos depois, só nos lembramos de Avatar e do que ele representou para a indústria, enquanto Guerra ao Terror caiu no esquecimento, mas merece ser mais valorizado e reassistido no streaming. O que você pode fazer nocatálogo do Prime Video.

Fonte: https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-1000177596/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *